Benefícios da Jurimetria para o advogado

Entenda o que é jurimetria e quais são as vantagens dessa ferramenta para alavancar seu departamento jurídico ou escritório em 2023.

Equipe Turivius

5 min de leitura.

Vantagens-de-utilizar-Jurimetria

ÍNDICE

A Jurimetria é um ramo de estudo que visa aplicar métodos estatísticos e modelos matemáticos a problemas jurídicos, o que, inevitavelmente, traz benefícios para atuação jurídica. Seu objetivo é o de aprimorar o processo de tomada de decisão antes e após a entrada com um processo na Justiça. Um dos desenvolvimentos mais significativos neste campo é o surgimento de softwares capazes de prever a probabilidade de sucesso ou de falha em demandas jurídicas.

Estes softwares são comumente conhecidos como “Jurimetria” e têm sido adotados por escritórios de advocacia e departamentos jurídicos no mundo todo. A utilização desses sistemas traz uma série de benefícios ao dia a dia de escritórios e departamentos, incluindo maior eficiência, precisão e economia. Neste texto, abordaremos o conceito de jurimetria e como você pode utilizá-la na prática.

Antes de iniciar, caso você deseje se aprofundar no tema e conhecer casos práticos de aplicação de Jurimetria, Baixe gratuitamente o Guia definitivo de Jurimetria aqui.:

Jurimetria o que é
Leia agora

O que é e para que serve a Jurimetria

A Jurimetria tornou-se cada vez mais popular nos últimos anos devido à evolução da tecnologia e à disponibilidade de grandes volumes de dados sobre ações judiciais. Existem vários tipos de softwares de jurimetria utilizados no setor jurídico, incluindo sistemas para análise de litígios, softwares de descoberta de informações (e-discovery) e softwares de gerenciamento de casos (case management).

Estes sistemas usam algoritmos para analisar casos jurídicos anteriores, identificando padrões e tendências que podem ajudar a prever resultados de casos futuros. A análise de litígio, por exemplo, é um tipo de sistema preditivo que pode analisar registros judiciais, registros públicos e outros documentos legais para fornecer informações sobre casos anteriores, incluindo a probabilidade de sucesso ou fracasso, os tipos de argumentos e evidências que foram bem-sucedidos, e as características das partes envolvidas no caso.

Estas informações podem ser usadas por advogados e departamentos jurídicos para elaborar a estratégia jurídica e a tomada de decisão sobre um caso. Por exemplo, imagine que um advogado precise entender quais são os principais problemas que resultam em condenações judiciais na área trabalhista. Isto pode ser feito de forma mais precisa e eficiente por meio de um software de Jurimetria.

Este software pode analisar todas as decisões judiciais proferidas nos tribunais brasileiros, em poucos segundos, detalhando, inclusive, os valores das indenizações geralmente aplicadas. Uma pesquisa desta natureza pode ser especialmente relevante para prevenir riscos nas práticas adotadas pelo departamento de recursos humanos da empresa ou, para traçar novas estratégias nas teses adotadas pela empresa perante os tribunais.

Nesta análise prática de jurimetria que realizamos com o time jurídico do escritório KLA, você vai analisar gráficos de jurimetria sobre o tema do conceito de insumos para fins de crédito de PIS/COFINS após a decisão proferida pelo STJ sob o rito dos recursos repetitivos, está imperdível:

Agora é hora de compreender os benefícios da Jurimetria em sua dia a dia, seja na atuação em escritório de advocacia ou em departamento jurídico:

Benefícios da Jurimetria para sua atuação

A utilização de softwares de Jurimetria é uma das tendências no mercado jurídico, visto que pode trazer benefícios como aprimoramento da estratégia jurídica, identificação de tendências em julgamentos e maior eficiência na análise de dados, melhorando a atuação do advogado, confira:

Maior eficiência e agilidade na realização e tarefas

Softwares de Jurimetria podem automatizar tarefas demoradas e repetitivas envolvidas na análise jurídica, como revisão de documentos, pesquisa jurídica e análise de dados. Além disso, estes sistemas podem fornecer acesso rápido a dados jurídicos.

Tudo isso traz um ganho de eficiência geral aos profissionais do Direito e permite que eles se concentrem em tarefas mais complexas e estratégicas, como negociações, reuniões e prospecção de novos clientes.

Maior Precisão na análise jurídica

Ao analisar casos anteriores e identificar padrões e tendências em resultados jurídicos, os softwares de Jurimetria podem oferecer informações valiosas com menor probabilidade de erro ou distorções na coleta e processamento dos dados.

Sempre que a coleta de dados jurisprudenciais é realizada por um ser humano há uma maior probabilidade de erros e vieses neste processo. Embora esta probabilidade também exista no caso dos softwares de Jurimetria, ela é geralmente menor, uma vez que estes softwares são programados com um nível satisfatório de precisão e acurácia na análise de dados e informações.

Turivius teste agora
Teste grátis

Tomada de decisão informada

Ao fornecer previsões mais precisas e confiáveis, os sistemas de Jurimetria podem ajudar advogados e departamentos jurídicos a tomarem decisões mais informadas sobre a estratégia a ser adotada desde o início de um litígio.

Decisões fundamentais como, por exemplo, “devemos litigar sobre este tema nos tribunais?” ou, “devemos propor um acordo para resolver essa questão?” podem ser melhor desenhadas com base nos resultados da Jurimetria. Isso pode melhorar as chances de sucesso das demandas, ampliando o nome e a reputação dos profissionais perante seus clientes, bem como no mercado em geral.

Atraia clientes unindo Jurimetria e Visual Law

Surpreenda potenciais clientes. Apresente propostas mais atrativas baseadas em dados estatísticos para os seus clientes. Com a Jurimetria você traça um plano de ação para apresentar ao cliente e prevenir futuras ações. É como ter um time de cientistas de dados dentro do seu escritório trabalhado para você.

Leia também: Visual Law: o que é e como utilizá-lo

A Turivius entende a importância do advogado acompanhar a transformação digital que vem ocorrendo nos últimos anos e já alcançou o Direito. Por isso, disponibilizamos layouts prontos para usar de forma gratuita. São modelos editáveis para você aplicar técnicas de visual law utilizando dados estatísticos. É muito simples, confira o template abaixo e clique aqui para resgatar o seu modelo:

jurimetria e visual law
Baixar modelo grátis

Leia também: Como utilizar a Jurimetria Trabalhista na advocacia

Conclusão

O uso da Jurimetria vem como forte tendência para os departamentos jurídicos e escritórios em 2023. Na medida em que aumenta a eficiência, a Jurimetria também possibilita o fornecimento de serviços jurídicos mais rápidos e econômicos aos clientes. Por isso, a adoção destes softwares tem se tornado uma questão de vantagem competitiva para a maioria dos profissionais do Direito.

Adicionalmente, ao usar a tecnologia e suas ferramentas mais recentes, estes profissionais podem se diferenciar de seus concorrentes, atraindo uma clientela cada vez maior. Neste sentido, a Jurimetria representa não apenas de uma inovação tecnológica, mas, uma ferramenta estratégica que tem auxiliado inúmeros profissionais no melhoramento da eficiência, produtividade e redução de custos, bem como na alavancagem dos seus serviços jurídicos no mercado.


Sobre o autor:

ÍNDICE

Posts Relacionados

Teste o software gratuitamente

Jurimetria Tributária e Trabalhista

Usar Inteligência Artificial na advocacia é mais fácil do que você imagina

Jurisprudência dos Tribunais e Conselhos Administrativos

Monitoramento de
novas decisões

Coleções de
resultados