[Download] Guia Definitivo de Marketing Digital para Advogados

Como utilizar a Jurimetria na advocacia trabalhista

O texto promove o conceito de Jurimetria e como esta área do conhecimento pode ser utilizada na advocacia trabalhista.

Como utilizar a Jurimetria na advocacia trabalhista

O texto promove o conceito de Jurimetria e como esta área do conhecimento pode ser utilizada na advocacia trabalhista.

Gabriel Ferreira de Matos

4 min de leitura.

ÍNDICE

Já há algum tempo, os operadores do Direito têm convivido com o conceito de Jurimetria. Por se tratar de uma área do conhecimento com enorme impacto em nossa rotina, a tendência é que escutemos falar cada vez mais sobre esta área, que está reinventando o direito e a rotina dos advogados. Mas, como podemos aplica-la no Direito Trabalhista?

Qual a utilidade da Jurimetria?

Durante a faculdade de Direito, somos direcionados aos estudos do nosso ordenamento jurídico, ou seja, estamos sempre estudando as normas e, em algumas ocasiões, estudamos a aplicação dessas normas em casos reais: o coordenamento jurídico.

Na lição de Marcelo Guedes Nunes e Julio Trecenti, “coordenamento jurídico refere-se ao conjunto de normas concretas resultantes da aplicação do direito a casos reais: as sentenças, acórdãos, multas, contratos dirigidos a pessoas, fatos e momentos específicos[1]”.

É, portanto, a partir do coordenamento jurídico que se vislumbra o contorno dado pela norma ao caso concreto. Neste contorno, é possível aplicar a metodologia da estatística, mediante investigação de dados que serão cotejados e analisados, propiciando uma tomada de decisão a partir das conclusões obtidas (como tem sido a intepretação de determinada Lei pelos juízes estaduais?).

A estatística serve de suporte para uma tomada de decisão de forma objetiva e cuidadosa, munindo o advogado de dados para a definição de estratégias convergentes ao que tem sido aplicado na realidade.

O volume de demandas trabalhistas judicializadas no Brasil é extremamente alto. De acordo com o relatório “Justiça em Números”, elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (“CNJ”), no ano de 2021, foram ajuizados 295.107 novos processos no Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região. Haviam, ainda, 290.980 processos pendentes de julgamento. Isso apenas no TRT3!

São proferidas inúmeras decisões, todos os dias, sobre os mais variados temas envolvendo o Direito do Trabalho.

Como a Jurimetria pode ser utilizada no Direito Trabalhista?

Neste cenário, a Jurimetria se mostra como uma excelente ferramenta para otimização das buscas, promovendo uma economia de tempo de pesquisa e de estudo, haja vista que se torna possível levantar julgados mais específicos e relevantes para cada demanda. 

Outra importante aplicação da Jurimetria é como ferramenta para tomada de decisão do advogado. Através da Jurimetria, é possível identificar se há necessidade de provisionar determinado processo, se determinada tese tem sido julgada procedente e até se é interessante celebrar um acordo em determinado caso (e qual o valor para tal acordo).

É possível atrair clientes com jurimetria?

Por fim, a Jurimetria pode ser utilizada na captação de novos clientes na área trabalhista! Sendo um escritório que atenda demandas trabalhistas de pessoa física, o advogado consegue apresentar uma proposta com dados confiáveis que evidenciam as chances de êxito de determinada demanda ou tese.

Sendo um escritório que atenda demandas trabalhistas de pessoa jurídica, é possível promover um levantamento do passivo trabalhista de seu cliente, cruzando-o com decisões favoráveis de outras empresas sobre um mesmo tema, propiciando a elaboração de um plano de ação para adequar processos internos, mitigando o risco de novos passivos trabalhistas.

A Jurimetria tem sido recentemente aplicada por advogados e, em virtude disso, novas ferramentas e formas de aplicação surgirão na medida em que esta área do conhecimento for sendo integrada ao universo jurídico. Por enquanto, a Jurimetria é vista como um diferencial competitivo para advogados e escritórios que utilizam desta área de conhecimento, mas, a médio prazo, a Jurimetria será tão intrínseca ao Direito quanto os estudos das leis os são nos dias atuais.


[1] NUNES, Marcelo Guedes; TRECENTI, Júlio. Contribuições da Estatística ao Direito. O fim dos advogados? : Estudos em Homenagem ao Professor Richard Susskind. Vol. II. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2021.


Você já conhece o Módulo Trabalhista da Turivius?

Grandes escritórios buscam operar em um ambiente competitivo e de alta performance. Para isso as prioridades de uma operação são otimizar processos (maximizar eficiência, minimizar erros), reter e desenvolver talentos e se posicionar como vanguarda no mercado.

O módulo Trabalhista da Turivius inaugura esse novo momento para os advogados trabalhistas por meio da entrega de busca Jurisprudencial Unificada, além de consulta às Normas Regulamentadoras e acordos e convenções coletivas. A pesquisa é combinada à Jurimetria em painéis já prontos para o usuário.

No Software da Turivius, o advogado elabora painéis estatísticos por CNPJ, Assunto e Estado, em um clique, e depois customiza os resultados com filtros do seu interesse. 

Mockup da ferramenta

O software foi desenhado para entregar informações de alto valor com muita facilidade de uso em seu próprio navegador de internet.

Com a jurimetria personalizada para o advogado trabalhista você direciona a sua prospecção de novos clientes:

Como Advogado do Reclamado, identifique gargalos e riscos na gestão da empresa. Apresente dados estatísticos ao seu cliente e agregue valor estratégico a sua proposta.
Como Advogado do Reclamante, identifique novos pedidos acessórios e quais são as empresas terceiras responsáveis por créditos constituídos nos processos. Potencialize o êxito da sua reclamatória com os eventuais litisconsortes da ação.

Como muito bem colocado pelo Co-Fundador da Turivius, Guilherme Kenzo, “a Turivius Trabalhista dá o poder de um time de ciência de dados aos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos”

Faça um teste grátis de Jurimetria

Leia também:

Sobre o autor:

ÍNDICE

Posts Relacionados

Teste o software gratuitamente

Guia definitivo de marketing digital para Advogados

Um passo-a-passo como você nunca viu antes.

Preencha abaixo para fazer o download.

Ao preencher o formulário, concordo com os termos de uso e política de privacidade.