Ser um profissional de direito antenado e informado deixou de ser opção há algum tempo. Hoje em dia, com o dinamismo da informação em rede, conhecer os melhores blogs jurídicos e consumir conteúdo atualizado diariamente tornou-se uma obrigação.
Pensando nisso, preparamos uma lista com os 6 melhores blogs jurídicos que todo advogado deve acompanhar.
Se você está iniciando sua graduação, prestes a realizar o exame da OAB ou já atua na área e quer adquirir mais experiência, este artigo é pra você!
Fã de podcasts ou tem vontade de começar a explorar por estes caminhos? Saiba quais acompanhar este ano!
5 Podcasts jurídicos que todo advogado deveria acompanhar em 2021
Como saber quais são os melhores blogs jurídicos?
Ao mesmo tempo em que democratiza a informação e facilita o acesso a informações que antes não estariam disponíveis, a internet também possibilita a criação de muito conteúdo com pouca credibilidade e confiabilidade nos dados apresentados.
Por isso, é essencial ter um bom crivo na hora de escolher os canais para acompanhar.
Nossos critérios de escolha para bons blogs jurídicos são:
- Trazer notícias constantemente atualizadas;
- Ser um portal com credibilidade;
- Oferecer conteúdo rico e multimídia (textos, vídeos, imagens etc.);
- Aborda assuntos tanto de forma geral quanto específica.
A seguir, falaremos sobre os 6 melhores blogs jurídicos para seguir. Confira!
1. Bernardo de Azevedo
Professor e advogado, Bernardo de Azevedo contribui para a comunidade jurídica abordando temas como Direito 4.0 e Futuro do Direito em seu blog.
Aproveite para ler o artigo em que o professor fala sobre como deverão ser as estações de trabalho no futuro. Vale mesmo a pena!
Como serão as estações de trabalho em 2030?

2. ConJur
O portal Consultor Jurídico, ou ConJur, também é um dos melhores blogs jurídicos disponíveis. Traz atualidades, opiniões de profissionais de diversos segmentos do direito e informações categorizadas, além de uma livraria online com títulos recentes e clássicos da área jurídica.
Na categoria Entrevistas, é possível ter acesso a conversas sobre diversas temáticas (como direito de defesa, atuação política ou ideias inovadoras) com advogados e profissionais de destaque no setor.

3. IBPT Educação
Se você atua na área tributária ou tem interesse no tema, o IBPT Educação é um excelente blog jurídico para acompanhar!
Com o objetivo de descomplicar o Direito Tributário, o IBPT Educação se propõe a auxiliar o advogado se aproximar do seu cliente, oferecendo conhecimento de qualidade e sem excessos de juridiquês.

4. AB2L
O site da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) é uma ótima fonte de atualização para advogados que gostam de acompanhar o ecossistema das startups jurídicas.
Além de se manter informado sobre os temas mais recentes do Direito 4.0, acompanhar a AB2L é uma forma de ter insights sobre quais tecnologias podem ser utilizadas no seu escritório de advocacia.
Deseja entender como a visão de startups pode ser benéfica ao seu negócio? Leia o artigo abaixo!
Crescimento de escritórios de advocacia a partir da visão de uma startup
5. Turivius
Nesta lista também não poderíamos deixar de citar o blog da Turivius!
Aqui você encontrará artigos sobre Direito Tributário, Direito Digital, Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo, marketing jurídico, gestão e muito mais!
Contamos com as colunistas e advogadas Ana Catarina Alencar, Morgana Alencar e Patricia Martinuzzo, contribuindo semanalmente com atualizações sobre os temas mais importantes do mundo jurídico.

Leia também:
Conheça as 8 principais características de um bom advogado
6. Migalhas
O Migalhas é verdadeiro prato cheio para quem quer acompanhar informações jurídicas. Além de notícias e reportagens, o leitor pode acessar artigos, jurisprudência, agenda de eventos, consultar a legislação e muito mais.
A intenção do portal é reunir todo tipo de informações jurídicas relevantes em um só lugar, contando com o apoio de colaboradores externos que alimentam as variadas sessões do site.

7. Âmbito Jurídico
Indo além de ser simplesmente um blog, o Âmbito Jurídico é, também, uma revista eletrônica.
Isso significa que, além de oferecer notícias separadas por cadernos (como Direito Ambiental, constitucional, penal, biodireito, internet e informática, resenhas etc.), o portal dá acesso, também, a trabalhos e artigos, o que torna o Âmbito Jurídico uma excelente fonte de pesquisa para produções acadêmicas.
Além disso, ao enviar um conteúdo para o site, é possível ganhar visibilidade e credibilidade profissional na internet ao mesmo tempo em que complementa o currículo lattes.
8. Justificando
O Justificando se define como um portal essencialmente jovem, que tem como objetivo se tornar a fonte de artigos e notícias jurídicas das gerações atuais e futuras que, com seu caráter questionador, buscam informações sob diferentes óticas e vieses.
O próprio portal, em sua aba Apresentação, diz que deseja “influenciar aqueles que amanhã serão os juízes, ministras, promotores, advogadas e professores, como também plantar a semente do questionamento na mente das pessoas que já estão praticando o direito”.
Ficou curioso? Então acesse e confira as notícias, colunas, entrevistas e podcasts do Justificando!
Por que acompanhar blogs jurídicos?
Ser um profissional atualizado nas notícias do setor e na forma como elas impactam em nosso país (e no mundo) é uma forma de se diferenciar dos demais profissionais.
Além disso, além de contribuírem para uma compreensão mais profunda sobre as nuances políticas e econômicas do país, os melhores blogs jurídicos também são ferramentas muito úteis para pesquisas complementares à rotina de trabalho.
Se você gostou deste conteúdo e deseja acompanhar mais notícias e informações sobre o universo do direito, assine nossa newsletter e receba diretamente em sua caixa de e-mails nossos artigos sobre o tema!
Veja também:
6 dicas para como ser um bom advogado tributarista
7 filmes com temas jurídicos (e 2 séries) que todo advogado deve assistir