[Download] Guia Definitivo de Marketing Digital para Advogados

Os impactos da transformação digital na advocacia

Que a tecnologia permite a mudança você já sabe. Contudo, somente o comportamento humano e a vontade de adotar as novas maneiras de fazer que tornam a mudança uma realidade. Por essa razão, é que passa a ser tão necessário olhar para o processo de implantação da transformação digital na advocacia e os impactos promovidos por ela no negócio.

Os impactos da transformação digital na advocacia

Que a tecnologia permite a mudança você já sabe. Contudo, somente o comportamento humano e a vontade de adotar as novas maneiras de fazer que tornam a mudança uma realidade. Por essa razão, é que passa a ser tão necessário olhar para o processo de implantação da transformação digital na advocacia e os impactos promovidos por ela no negócio.

Ana Julia Saraiva

4 min de leitura.

ÍNDICE

Implementar tecnologia não deve ser algo dispendioso nem tão complexo, pelo contrário, precisa ser passível de aderência por toda a equipe para fazer sentido a sua utilização e gerar a eficiência que propõe.

Erik Brynjolfsson, economista de Stanford e estudioso da transformação digital, em uma entrevista para a Forbes, afirmou que o maior desafio da era digital são as pessoas e não a tecnologia ou as ferramentas utilizadas para o processo de inovação.

Trazendo para o setor jurídico, a afirmação nunca fez tanto sentido. Afinal, não é novidade que o setor costuma ser o último a ser impactado pelo processo de transformação digital. 

Transformação Digital no judiciário

A informatização do processo judicial, por exemplo, somente foi regulamentada por meio da Lei do Processo Eletrônico (Lei 11.419/2006), ou seja, estamos falando de um processo que iniciou há quase duas décadas e que segue em processo de digitalização pelos tribunais até hoje com resistência de adoção por parte de muitos operadores da área.

Segundo dados de 2021 do CNJ, a Justiça Eleitoral ainda conta com tribunais com cerca de 80% de seu acervo físico. 

Somente em 2020, por meio da Resolução CNJ n. 335/2020, é que foi reforçado o dever da transformação digital nos Tribunais com a criação da Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro – PDPJ-Br e a utilização do sistema PJe como sistema de Processo Eletrônico prioritário do Conselho Nacional de Justiça.

Imagine você que se o processo de transformação digital não avançasse nos últimos anos, sequer poderia ser possível a manutenção do trabalho da Justiça durante a pandemia do COVID-19. 

Transformação Digital na advocacia

Na advocacia, o ritmo não é diferente. O trabalho jurídico exige cautela e proteção de confidencialidade do cliente e, talvez por isso, não seja surpreendente que os escritórios de advocacia tenham demorado para adotar tecnologias mais recentes, mesmo quando isso claramente beneficia o trabalho do advogado e o serviço oferecido. 

O resultado da pesquisa realizada pela America Bar Association, sobre a utilização de nuvem e softwares SaaS, demonstrou que o setor jurídico segue sendo um setor atrasado no uso de novas tecnologias. 

Mesmo a pandemia não provocou mudanças significativas para o setor. Ainda que a transformação digital dê ao advogado a oportunidade de administrar seu escritório de advocacia como um verdadeiro negócio, permitindo maior eficiência com o seu tempo, o que ainda se vê é a resistência de muitos à implantação de novas tecnologias. 

Os escritórios de advocacia precisam ter um plano de implementação de transformação digital sob o risco de ficarem para trás em alguns anos.

Não há dúvidas, o futuro da advocacia é digital e passa a ser, cada vez mais, exigido pelos clientes a eficiência proporcionada por essa transformação.

Sob o imperativo de se manter competitivo é que escritórios de advocacia, como o RVC advogados, vêm na contramão da resistência e buscam implementar um setor específico de inovação.

Eduardo Tavares dos Santos, Tax Digital Transformation do escritório, bateu um papo com a nossa equipe e apresentou de que forma internamente vem sendo implementado o tão necessário processo de transformação digital. 

Impactos da transformação digital na advocacia

Durante a nossa conversa, como uma das dores dos escritórios de advocacia, o Eduardo ressaltou a existência de processos em diversos tribunais e secretarias da fazenda do país. Destacou como óbice a existência de sites distintos entre si para pesquisa, o que torna o processo de busca de dados e precedentes moroso e pouco confiável.

Por essa razão é que se buscou uma solução tecnológica para a absorção de uma expressiva quantidade de informações. A transformação digital, aderida por toda a equipe, possibilitou a celeridade na captação dessas informações e um significativo aumento na qualidade do serviço prestado para o cliente e ROI do negócio. 

Celeridade no processo

O trabalho manual de horas de pesquisa, passou a ser desempenhado por robôs, que em segundos permitem a captação de dados e a elaboração de gráficos estatísticos de 100% dos processos da base de pesquisa.

Uma atuação orientada a dados permite uma melhor análise da probabilidade de ganho de determinada ação, de modo a evitar processos judiciais mais complexos e morosos que não oferecem retorno financeiro compatível.

Qualidade na prestação de serviços

O tempo demandado para funções operacionais transformou-se em tempo de dedicação a um trabalho de maior valor agregado para alcançar os melhores resultados aos clientes.

O advogado agora dedica-se à análise estratégica dos dados capturados para uma tomada de decisão muito mais assertiva e eficiente. 

Retorno sobre o investimento 

A tomada de decisão mais assertiva e estratégica para o negócio impacta não só a qualidade da atuação do advogado, como proporciona uma maior rentabilidade dos processos patrocinados por ele.

Uma atuação orientada a dados permite a análise da probabilidade de lucro de determinada ação, de modo a evitar processos judiciais mais complexos e morosos que não oferecem retorno financeiro compatível.

Em “ROI para advogados: conceito, como calcular e exemplos práticosjá destacamos a importância de escritórios de advocacia terem entre as suas atividades o cálculo do ROI e como a utilização de Softwares pode impactar positivamente este cálculo. 

Como a Turivius ajuda no processo de transformação digital 

A Turivius nasceu do desejo de inovar e garantir uma atuação jurídica mais estratégica, desde advogados individuais até Departamentos Jurídicos de Multinacionais.

Justamente por enxergar a resistência da adoção de processos que poderiam otimizar a rotina por parte dos advogados, é que seus fundadores se aprofundaram nas técnicas de machine learning para apresentar um produto que transformasse e facilitasse a atuação do advogado em um sistema judiciário tão complexo como o brasileiro. 

Hoje, a Turivius é uma ferramenta de inteligência jurídica descomplicada, que proporciona a busca de jurisprudência judicial e administrativa em uma única plataforma e integra a análise estatística dos tribunais, além de gerenciar o conhecimento jurisprudencial em um único lugar.

O diferencial do advogado deve ser o seu potencial estratégico na hora de atuar e, para isso, nada mais justo do que não gastar tempo com atividades puramente manuais ou repetitivas. 

Um dos pontos mais destacados hoje pelos clientes, é a qualidade na busca do precedente ideal, bem como a possibilidade de tomar decisões com base em dados estatísticos.

A estatística leva  segurança não só para a atuação do advogado, como também para o cliente, que passa a enxergar com maior clareza suas possibilidades de êxito.

É claro que, conforme salientado no início deste artigo, a melhor tecnologia é inútil se os advogados e a equipe não a adotarem. Por isso, é necessário que se implemente transformação digital aliada à gestão de mudança. 

Tão importante quanto à tecnologia escolhida é alinhar a equipe para fazer o melhor uso dela.

A transformação digital deve ser vista pelos escritórios de advocacia como uma jornada e não um destino, enquanto a Turivius tem como papel ser meio para que a fórmula de sucesso seja alcançada.

Sobre o autor:

Sobre o autor:

ÍNDICE

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts Relacionados

Teste o software gratuitamente




    Há advogados TRIBUTARISTAS no seu escritório/empresa?*

    Há advogados TRABALHISTAS no seu escritório/empresa?*

    Guia definitivo de marketing digital para Advogados

    Um passo-a-passo como você nunca viu antes.

    Preencha abaixo para fazer o download.

    Ao preencher o formulário, concordo com os termos de uso e política de privacidade.