[Download] Guia Definitivo de Marketing Digital para Advogados

Marketing Jurídico: atraia clientes online

Entenda como utilizar o marketing jurídico para atrair novos clientes e destacar-se no mercado!

Marketing Jurídico: atraia clientes online

Entenda como utilizar o marketing jurídico para atrair novos clientes e destacar-se no mercado!

Ana Julia Saraiva

7 min de leitura.

ÍNDICE

Você já parou para pensar em como o comportamento de consumo da população mudou nos últimos anos? A verdade é que não existe quem hoje não busque soluções na internet para o seu problema.

Com a advocacia não é diferente. A imposição de uma nova forma de consumo obrigou que advogados acompanhassem as transformações advindas da revolução tecnológica das últimas décadas e adotassem novas formas de se apresentar e de se relacionar com os seus clientes: marketing jurídico.

Por anos, o marketing jurídico aconteceu por meio da indicação do seu networking para o fechamento de novos contratos. Essa realidade, embora ainda presente e com ótimos resultados, agora caminha ao lado de uma nova possibilidade que coloca o seu serviço aos olhos de um mar de novas oportunidades para futuros fechamentos de contratos. 

O que é marketing digital?

Ao menos uma vez no dia de hoje, você, ou a sua família, vão utilizar o google para realizar uma pesquisa online. O que antes acontecia na ida até uma loja para consulta de um produto específico, ocorre a partir de poucos cliques na tela de um celular ou computador. 

O processo de compra mudou a partir da forma como as empresas passaram a utilizar a tecnologia na promoção de seus negócios. É exatamente aqui que entra o marketing digital como a multiplicidade de informações e ações que podem ser feitas em diversos meios digitais para promoção de produtos e serviços. 

Em uma pesquisa publicada em parceria entre We Are Social e Hootsuit chegaram ao resultado de que hoje já há quase 5 bilhões de pessoas utilizando a internet por, aproximadamente, 7 horas por dia. 

Se as pessoas estão na internet, realizando diariamente milhares de buscas para a solução das suas questões, você tem ideia do poder de crescimento do seu escritório se ele estiver presente online de maneira relevante?

O marketing jurídico é uma grande oportunidade de você escalar o seu número de clientes e nós te explicamos exatamente como fazer em nosso Guia definitivo de Marketing Digital para advogados, que você pode fazer o download clicando aqui

Quais são as limitações da OAB para o marketing jurídico?

Você deve estar se perguntando: “Legal, mas como fazer isso dentro das limitações impostas pela OAB?”

Embora muitos advogados pensem que isso é difícil, a verdade é que é muito mais fácil do que você imagina utilizar a metodologia do marketing digital para advogados respeitando os limites impostos pela OAB. 

Há aproximadamente um ano, com o intuito de ajustar esse novo formato de comunicação à captação de clientela, o Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil aprovou o novo Provimento 205/2021, que dispõe sobre a publicidade e a informação da advocacia.

No Provimento estão as definições quanto às permissões e proibições de marketing jurídico, conteúdos jurídicos, publicidade profissional, publicidade ativa e passiva, bem como captação de clientela.

A publicidade  ativa é um dos pontos mais aclamados no Provimento, pois nada mais é do que a autorização para a realização de impulsionamento pago de conteúdos para que determinada publicação seja vista por um público muito mais amplo, atingindo, também, a sua persona, que ainda não segue a página. 

Para esclarecer a fundo essa questão, nossa equipe conduziu uma entrevista com a Dra. Greice Stocker, conselheira federal da OAB:

É extremamente importante que você saiba quem é a sua persona, pois caso contrário você pode vir a gastar dinheiro com impulsionamento e atingir o público equivocado.

Parece confuso? Não se preocupe, nossa equipe de marketing, em nosso Guia definitivo de Marketing Digital para advogados, separou tudo que você precisa saber para montar a sua persona e começar hoje mesmo a sua produção de conteúdos. 

Provimento 205/2021

O Provimento traz em seu artigo 3º, por exemplo, expressamente que a publicidade deve ter caráter meramente informativo e primar pela sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão, estando vedadas as seguintes condutas:

I – referência, direta ou indireta, a valores de honorários, forma de pagamento, gratuidade ou descontos e reduções de preços como forma de captação de clientes;

II – divulgação de informações que possam induzir a erro ou causar dano a clientes, a outros(as) advogados(as) ou à sociedade;

III – anúncio de especialidades para as quais não possua título certificado ou notória especialização, nos termos do parágrafo único do art. 3º-A do Estatuto da Advocacia;

IV – utilização de orações ou expressões persuasivas, de autoengrandecimento ou de comparação;

V – distribuição de brindes, cartões de visita, material impresso e digital, apresentações dos serviços ou afins de maneira indiscriminada em locais públicos, presenciais ou virtuais, salvo em eventos de interesse jurídico.

Assim, se pudéssemos resumir em 3 dicas sobre como atuar dentro das limitações da OAB:

Dica 1) Atue sempre de forma informativa nos conteúdos, jamais busque mercantilizar o serviço oferecido ou garantir resultados. 

Dica 2) Autopromoção também pode significar risco perante o Código de Ética da OAB. Evite citar currículo, cursos realizados como garantia da possibilidade de alcançar um resultado e, principalmente, impulsionar esse tipo de conteúdo. 

Dica 3) Prime sempre pela sobriedade, sem utilizar-se de exageros ou dancinhas incompatíveis com a atuação jurídica. Lembre-se que ao educar o público sobre determinado direito você está conscientizando-o dos seus direitos e isso, consequentemente, faz com que ele queira buscar o advogado que demonstrou autoridade sobre o tema.

Pronto para entender mais de marketing jurídico e se tornar o potencial resultado da busca do seu futuro cliente?

Como fazer marketing jurídico?

Agora que você já entendeu as infinitas oportunidades que se abrem ao utilizar o marketing digital para advogados, vamos compreender quais são as formas do seu escritório começar a possuir relevância na internet.

Marketing jurídico de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias que você pode utilizar dentro do marketing digital para advogados. Por meio de um conteúdo relevante para a persona que você deseja atingir, você atrai o público que está buscando por essa determinada solução e se apresenta como autoridade sobre o tema. 

Um ponto muito relevante aqui é justamente a possibilidade de você demonstrar o quanto entende de determinado assunto para que aquela pessoa queira contratar os seus serviços como advogado. 

Por exemplo, se você atua na área trabalhista defendendo majoritariamente profissionais da saúde,  é importante que você crie conteúdos relacionados aos direitos trabalhistas destes profissionais, pois essa é a persona que você deseja atingir. 

E-mail Marketing

Resumidamente, o e-mail marketing tem como objetivo aumentar o seu relacionamento com um cliente ou possível futuro cliente. Por exemplo, vamos supor que você atue advogando para determinada categoria profissional, é interessante que você aumente esse relacionamento com esse público. Portanto, torna-se simpático o envio de e-mails com assuntos que possam interessar esse público. 

Publicação de uma nova lei que atinge esse público? Seja o primeiro a informá-lo por meio do disparo de um e- mail marketing para esses clientes, por exemplo.

Além disso, hoje em dia já é possível a automatização de e-mails. Vamos supor que em seu site você tenha um material para download voltado para “Tributação de aluguel de imóveis”. Para realizarem o download, você pode exigir o preenchimento de um formulário para o recebimento do material. 

Com o e-mail de inúmeras pessoas em mãos, que se interessam sobre o tema da “Tributação de aluguel de imóveis”, você pode automatizar novos e-mails com temas relacionados a este com o intuito de fechar novos contratos. 

Redes Sociais

As mídias sociais como Facebook, Instagram, Linkedin, Tik Tok, são excelentes canais de comunicação entre advogados e possíveis clientes. Por meio de um perfil em uma dessas redes você, não apenas pode criar conteúdos de interesse de quem você deseja atingir, como também possibilita que você promova a marca do escritório com a divulgação do propósito e missão na advocacia. 

Em nosso Guia definitivo de Marketing Digital para advogados nós explicamos o passo a passo para você ter uma presença relevante nas redes sociais. (Faça o download e comece hoje a produzir conteúdos relevantes na internet)

Como produzir conteúdo jurídico de qualidade?

Você já ouviu falar o quanto as pessoas não gostam do Direito ou não entendem as leis? A melhor forma de produzir conteúdo é partir desse reconhecimento de para quem você está escrevendo. 

Na produção de conteúdo é preciso pensar com a cabeça de quem você quer atingir. Se você é advogado previdenciário, por exemplo, qual o tipo de pesquisa você supõe que as pessoas vão realizar no google sobre aposentadoria? Quais as dúvidas comuns que as pessoas costumam ter quando procuram o seu escritório?

Produza conteúdo que responda a essas dúvidas com uma linguagem clara e objetiva. Abandone o juridiquês e fale a língua de quem está te procurando. 

Lembre-se sempre de se questionar: Dentro do seu nicho de atuação quais são os temas que mais estão chegando até você? Produza vídeos e publicações objetivas para redes sociais, textos para o seu blog ou, até mesmo, podcasts sobre a temática. O diferencial do seu conteúdo está em quanto você consegue transmitir o conteúdo com qualidade, clareza e objetividade.

Em nosso Guia definitivo de Marketing Digital para advogados você encontra como definir a sua estratégia de conteúdo por canal e por objetivo do conteúdo. 

Como começar a fazer marketing jurídico?

Existem dois caminhos: estudar sobre o tema e fazer você mesmo ou terceirizar o serviço para uma agência de marketing. 

Na segunda opção, um ponto precisa estar claro para você, será seu dever orientar a empresa que prestará o serviço sobre o objetivo que você deseja atingir. Em nada adianta a produção de conteúdo se você não souber exatamente quem deseja atrair.

Na primeira opção, nós garantimos que podemos ajudar você a dar os primeiros passos no marketing digital para advogados. Nosso Ebook foi pensado especialmente para os advogados que desejam potencializar a sua prospecção de novos clientes. 

Enfim, a gente sabe que terceirizar o serviço pode parecer mais atraente em um primeiro momento. Contudo, não esqueça que a expertise jurídica é sua, e quanto mais você estiver envolvido na produção de conteúdo, mais autoridade esse conteúdo transparece para quem o encontra.

Baixe agora gratuitamente o Guia definitivo de Marketing Digital para advogados que criamos para você .

Falando em expertise jurídica e impulsionamento do seu escritório, quais ferramentas tecnológicas você já utiliza para potencializar a sua estratégia?

A tecnologia costuma apresentar soluções mais econômicas e eficientes que a contratação de mais pessoas. Em outras palavras, há diversas soluções para que o seu foco seja estratégia de atuação e as atividades repetitivas e maçantes sejam realizadas por robôs.

A ferramenta da Turivius caminha nesta direção. Integramos todo o judiciário e Conselhos Administrativos em um único buscador, fazendo com que o advogado gaste 50% menos tempo em sua busca de jurisprudências. Com o resultado da busca, entregamos jurimetria para que você tome decisões mais assertivas e proporcionamos o monitoramento automatizado de novas decisões.

Bônus Turivius! Todos que iniciarem o teste grátis da plataforma até o dia 10 de outubro de 2022 estarão concorrendo a 1 hora de consultoria personalizada sobre marketing digital para o seu escritório.

Faça um teste grátis da Turivius

Sobre o autor:

Sobre o autor:

ÍNDICE

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts Relacionados

Teste o software gratuitamente




    Há advogados TRIBUTARISTAS no seu escritório/empresa?*

    Há advogados TRABALHISTAS no seu escritório/empresa?*

    Guia definitivo de marketing digital para Advogados

    Um passo-a-passo como você nunca viu antes.

    Preencha abaixo para fazer o download.

    Ao preencher o formulário, concordo com os termos de uso e política de privacidade.